Detalhar som Classificação Científica
Nome Científico
Dendrocolaptes picumnusLichtenstein, 1820Nome em Inglês
Black-banded Woodcreeper
Arapaçu-meio-barrado
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (grego) dendrokolaptes = pica-pau; e do (francês) picumnus, picumne, piculet = diminutivo de picus do (latim) = pica-pau. ⇒ Pequeno pica-pau.
Características
Mede de 24 a 30,5 centímetros de comprimento e pesa entre 47 e 98 gramas, conforme a subespécie analisada. Apresenta plumagem similar a certos Xiphorynchus, distinguindo-se destes pelo bico de tons mais escuros e com pontinha amarela, em contraste com a cabeça em tons anegrados e com estriações mais claras, apesar da grande variação polimórfica de inúmeras subespécies. Como exceção, a subespécie D. P. pallescens, que ocorre no Pantanal do Mato Grosso, apresenta tons mais claros na plumagem.
arapaçu-meio-barrado adulto
arapaçu-meio-barrado jovem
tem espinhos na cauda para auxiliar nas escaladas das arvores
Subespécies
Possui nove subespécies:
Dendrocolaptes picumnus picumnus (Lichtenstein, 1820) - ocorre na região tropical do Leste da Venezuela até as Guianas e Brasil ao Norte do Rio Amazonas;
Dendrocolaptes picumnus costaricensis (Ridgway, 1909) - ocorre no planalto da Costa Rica e na costa do Pacífico do Oeste do Panamá;
Dendrocolaptes picumnus multistrigatus (Eyton, 1851) - ocorre na Cordilheira dos Andes da Colômbia e na região Norte e Oeste da Venezuela;
Dendrocolaptes picumnus validus (Tschudi, 1844) - ocorre nas planícies e sopés das montanhas do Oeste da Amazônia, ao sul do rio Amazonas (AM, AC, RO);
Dendrocolaptes picumnus puncticollis (P. L. Sclater & Salvin, 1868) - ocorre no planalto do Sul do México, do estado de Chiapas até a Guatemala e o Oeste de Honduras;
Dendrocolaptes picumnus seilerni (Hartert & Goodson, 1917) - ocorre no Nordeste da Colômbia, na região da Montanha de Santa Marta e nas montanhas costeiras do Norte da Venezuela;
Dendrocolaptes picumnus olivaceus (Zimmer, 1934) - ocorre no sopés da Cordilheira dos Andes na Bolívia, nas regiões de La Paz, Cochabamba e Santa Cruz;
Dendrocolaptes picumnus casaresi (Steullet & Deautier, 1950) - ocorre nos sopés da Cordilheira dos Andes do Nordeste da Argentina, nas províncias de Jujuy, Salta e Tucumán.
Dendrocolaptes picumnus pallescens (Pelzeln, 1868) - ocorre na região do Chaco do leste da Bolívia, no Oeste do Paraguai e no Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esta subespécie apresenta tonalidades mais claras na plumagem.
| Fotos das subespécies de (Dendrocolaptes picumnus) |
| (ssp. picumnus) | (ssp. validus) | (ssp. pallescens) |
Dendrocolaptes picumnus picumnus |
Dendrocolaptes picumnus validus |
Dendrocolaptes picumnus pallescens | |
Alimentação
Seguidor de formigas de correição, captura artrópodes e pequenos vertebrados, dominando outros pássaros e arapaçus menores, sendo, frequentemente suplantado por espécies maiores.
arapaçu-meio-barrado se alimentando
Reprodução
Hábitos
Ocorrendo em matas de terra firme e raramente em matas de várzea este arapaçu é sintópico com o arapaçu-barrado(Dendrocolaptes certhia).
Bando de arapaçu-meio-barrado
Distribuição Geográfica
Ocorre em toda a área acima do rio Amazonas (AM, RR, PA e AP), ocorrendo ao sul do rio Amazonas apenas na região a oeste do rio Madeira (AM, AC, O de RO), em direção sul pela Bolívia e Paraguay até o Mato Grosso do Sul. Também nos países vizinhos da Venezuela, Guianas, Colômbia, Peru, Equador e até o N da Argentina. Ocorre também na América Central.

Ocorrências registradas no WikiAves
Referências
SIGRIST, T. Avifauna Brasileira:
The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo:
Editora Avis Brasilis, 2009.
CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
-
Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
Galeria de Fotos